REUNIÃO DE SENTIMENTOS
Esta reunião auxilia o adicto ou dependente químico a perceber-se como um indivíduo sensível e aos outras como pessoas sensíveis. Falar daquilo que nos incomoda ou que nos agrada ajuda a entender nossa relação com o meio onde estamos inseridos. Habituar a falar daquilo que nos pertence abre a porta para aprendermos a sermos sinceros assertivos e afetivos. Sentimentos acumulados podem ser amenizados ou transformados quando abertos. Todos são oportunizados a compartilhar, a ouvir e serem ouvidos.
DINÂMICAS
Fazemos muitas dinâmicas de grupo, para trabalhar e despertar o autoconhecimento de uma maneira muito divertida. Na brincadeira os próprios internos conseguem encontrar seus defeitos, qualidades e dificuldades.
REUNIÃO DE PASSOS
Além de termos um Grupo institucional de Alcoólicos Anônimos e de Narcóticos Anônimos as terças e sábados, Como auxílio terapêutico e terapia de apoio são realizados grupos de estudo com embasamento nos Doze Passos (de Narcóticos Anônimos /Alcoólicos Anônimos). Semanalmente é lido e estudado um Passo onde são gerados questionamentos diversos. Os Doze Passos dão subsídios para aprofundamento em vários temas que tem relação direta ou indireta com a recuperação: a existência e compreensão de um Poder Superior; admissão das várias impotências e descontroles geradas pelo uso compulsivo de substâncias psicoativas; o desequilíbrio e descontrole emocional, individual e social, que levam o dependente a ter comportamentos prejudiciais a si e a outros; revisão e reflexão sobre sua vida passada; reconhecimento e reflexão sobre defeitos de caráter e desenvolvimento sobre valores de caráter; reconhecimento e valorização da importância das relações sociais; trabalhar o isolamento; autoconhecimento; reconhecer e desenvolver práticas de meditação; entender a necessidade de prosseguir com as práticas aprendidas no programa em todas as atividades diárias.
PALESTRAS
Outros tipos de assuntos e conteúdos são trazidos aos internos para enriquecer seus conhecimentos sobre a doença. Desta forma são trazidos à Comunidade Terapêutica profissionais – médicos, técnicos de diversas áreas, outros profissionais de saúde para proferir palestras sobre temas diversos.
EXIBIÇÃO DE FILMES TEMÁTICOS
Os filmes temáticos vem como reforço de tratamento e sempre trazem algum tipo de mensagem que reforçam os conteúdos terapêuticos diários. Os temas já previamente selecionados e pertencentes à videoteca da Comunidade tratam de temas relacionados ao mundo das substâncias psicoativas, solidariedade humana, condição humana, etc.
Reunião da equipe terapêutica
Uma vez por semana reúne-se os membros da equipe terapêutica– psicólogo coordenador interno, auxiliar de coordenação e monitores – para avaliação dos trabalhos semanais. São avaliados todo o cronograma semanal em seus aspectos mais significativos – reuniões; comportamentos; disciplina; programa; desistências de internos; cronograma de atividades de laborterapia; escalas de serviços dos internos; situações de Aprendizagem; e qualquer outra questão que seja relevante a ser discutida ou analisada.
LABORTERAPIA
Aos trabalhos efetuados na CT se dá o nome de laborterapia – o trabalho com função terapêutica – e esta tem como função auxiliar na desintoxicação física e na cognição mental que tem obtido resultados positivos no processo de recuperação. O Contato do indivíduo com o sol, terra, plantas e animais proporcionam uma interação sadia com a natureza. Serviços de horticultura, jardinagem, ordenha, capina, bosque e outros, fazem com que o Dependente Químico em tratamento tenha constante e comedida atividade física e mental, conseqüentemente, a paulatina eliminação das toxinas do organismo.Além dos serviços externos de campo, os quais são realizados na sua maioria pela manhã, o interno executará tarefas de cozinhar, lavar e passar a própria roupa, arrumar sua cama, limpeza de casa, ou seja, todos os afazeres existentes dentro da C.T. são executados pelos próprios Dependentes Químicos em tratamento, em escala elaborada pela equipe e sempre em forma de rodízio – aqueles internos que apresentarem dificuldades de ordem física para realizar determinado tipo de trabalho, são escalados para tarefas mais compatíveis com sua capacidade. Serviços que estão envolvidos cuidados com animais e plantas tem como objetivo desenvolver uma consciência e respeito para com a natureza – assim espera-se atingir entendimento da importância da ecologia. Espera-se ainda que a laborterapia desaperte no dependente, valores antes não conhecidos ou respeitados.
DISCIPLINA
É comum o dependente químico em função do uso de substâncias psicoativas levarem uma vida desregrada: não se alimentar direito; gastar excessivamente dinheiro; não obedecer a regras sociais e familiares; não obedecer a pai e mãe; faltam com a verdade e etc... A reeducação, portanto, fará parte do processo terapêutico, de forma que o dependente comece a desenvolver comportamentos sadios na convivência com o próximo e sociedade. Desta forma, existem no programa horário e normas a serem cumpridos bem como atividades programadas – constantes do regimento interno e cronograma – os quais deverão ser cumpridos.
ESPIRITUALIDADE
A RAV não faz nem segue qualquer orientação nem qualquer alusão a nenhuma ceita ou religião embora tenhamos momentos de meditação diária onde cada um busca seu poder superior da forma que o concebe. Usamos a Bíblia como livro de estudos e crescimento pessoal assim como usamos as meditações de AA e NA.
LAZER
Aos Dependentes Químicos em tratamento são proporcionados momentos de descontração desfrutados em horários determinados de acordo com o regimento interno e cronograma. As atividades de lazer são: futebol, vôlei, tênis de mesa,Totó, xadrez, dama, violão, caminhadas, pescaria, banhos de piscina, televisão e filmes em DVD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário